Quem já fez 22 campanhas eleitorais, com 15 vitórias, pode ajudar quem queira ser candidato. Concorda? Então, esta é a proposta do curso “Como organizar uma campanha eleitoral”. Jackson Vasconcelos mostra que uma campanha é um projeto que precisa de estratégia e de uma mensagem que convença. E de veículos que levem a mensagem com eficácia.
Sobre Jackson Vasconcelos
Jackson é consultor e estrategista político. Atua no mercado de campanhas eleitorais e gestão de mandatos desde 1982. Estudou Economia e Ciência Política na Faculdade Católica de Brasília. Em 1999, constituiu empresa para se dedicar totalmente às campanhas e participou do processo eleitoral em eleições majoritárias e proporcionais no Estado do Rio de Janeiro desde então. Conduziu também campanhas para presidente do Fluminense Football Club, entre outras instituições. É autor de “Que Raios de Eleição é Essa?”(2017) e “O Jogo dos Cartolas: Futebol e Gestão” (2015). E-mail: jacksonvasconcelosconsultor@gmail.com
O curso destina-se aos candidatos às eleições para funções de Estado (vereadores, deputados estaduais e federais, senadores, prefeitos, governadores e presidente) e para as equipes que trabalham com eles.
No primeiro módulo do curso “Como organizar uma campanha eleitoral”, Jackson Vasconcelos explica a diferença entre disputar uma eleição e construir um projeto político. “A eleição é um jogo dentro de um campeonato”. Esse entendimento é fundamental antes de partir para uma campanha eleitoral. Além disso, em que posição você deve jogar? Deputado Estadual, Federal? Independente da posição, a estratégia é ferramenta fundamental para a execução de qualquer objetivo. Com ela é possível identificar as ameaças e as oportunidades.
E a comunicação… Você sabe o que é? Ela não é o que você diz, nem como você escreve. Ela é o que as pessoas percebem.
AULA 1 – Vídeo 21 Min
A diferença entre disputar a eleição e construir um projeto político. “A eleição é um jogo dentro de um campeonato”. Jogar em que posição? Deputado Estadual, Federal…?
AULA 2 – Vídeo 22 Min
A estratégia como ferramenta fundamental para a execução de qualquer objetivo. Identificando ameaças e oportunidades. Análises e cenários.
AULA 3 – Vídeo 23 Min
Comunicação não é o que você diz, nem como você escreve. É o que o outro percebe. Os veículos de comunicação.
Reconheça seus primeiros multiplicadores/apoiadores e defina sua mensagem para eles.
Uma das tarefas mais difíceis numa campanha eleitoral é convencer as pessoas de que você pode e deve ser candidato. No segundo módulo do curso, Jackson Vasconcelos fala sobre como convencer as pessoas e como você deve organizar sua comunicação e sua agenda com seus multiplicadores e apoiadores.
AULA 1 – Vídeo 22 Min
Como convencer outras pessoas que você pode e deve ser candidato? Tarefa difícil!
AULA 2 – Vídeo 23 Min
Como organizar a sua comunicação com os seus multiplicadores/apoiadores?
AULA 3 – Vídeo 22 Min
Como preparar a agenda com os seus multiplicadores/apoiadores?
Um dos comentários mais comuns antes de tomar a decisão de ser ou não candidato é: Eu não tenho dinheiro para fazer minha campanha! Por isso é fundamental entender o que é um orçamento de uma campanha e da pré-campanha. Esse é o tema principal do terceiro módulo do curso “Como organizar uma campanha eleitoral?”. Além disso, o que é o fundo eleitoral partidário, como arrecadar dinheiro e onde você deve e pode gastar.
AULA 1 – Vídeo 21 Min
O que é um orçamento de uma campanha e de uma pré-campanha? É diferente do orçamento de uma família.
AULA 2 – Vídeo 21 Min
Como conseguir arrecadar dinheiro para campanha?
AULA 3 – Vídeo 22 Min
Onde você deve e pode gastar o dinheiro que arrecadar?
Como a legislação brasileira não permite candidatos sem partido político, é necessário que você entenda como eles funcionam e como você deve escolher o seu. Nas eleições proporcionais, a escolha do partido pode ser decisiva para a vitória. Além disso, os partidos financiam campanhas, sendo 30% do valor destinado às campanhas de mulheres.
AULA 1 – Vídeo 21 Min
Como funcionam os partidos?
AULA 2 – Vídeo 21 Min
O partido é decisivo na eleição proporcional; Os grupos políticos.
AULA 3 – Vídeo 22 Min
O financiamento de campanha pelo partido e os 30% para candidaturas femininas.
Organizar o operacional da campanha sem estratégia é mais caro e menos eficiente. Por isso é necessário entender como fazê-lo poupando tempo e dinheiro. E a agenda? Para quê serve? Ela não é um calendário de compromissos somente. Todo operacional de campanha começa nela. O módulo ainda aborda as diferenças e motivações de uma equipe profissional e uma equipe de voluntários. E como organizar a distribuição do material de campanha.
AULA 1 – Vídeo 22 Min
Operacional sem estratégia é mais caro e menos eficiente?
AULA 2 – Vídeo 23 Min
Agenda. Para quê serve? Todo o operacional de campanha começa na agenda. Pré-agenda, pós-agenda.
AULA 3 – Vídeo 22 Min
Equipe profissional /Equipe de Voluntários. Material de campanha (slogan)/Distribuição.